Empreendimentos

Por Mariana Gáspari

Manter viva a memória de sua terra. Esse era o principal objetivo da reunião que no dia 5 de novembro de 1911 fundou o Casino Español.

O fato de estarem longe de sua terra natal fez com que as mulheres que imigraram juntamente com seus maridos, promovessem reuniões com o objetivo matarem as saudades de sua terra.  Essas reuniões, que eram compostas pela leitura de cartas escritas por parentes que ficaram na Galícia, fizeram com que a colônia galega em Salvador se tornasse cada vez mais fortalecida.

Esse fato fez com que os galegos precisassem de um lugar para realizar essas reuniões. A partir desse momento, um grupo de jovens galegos fundou em 24 de julho de 1948 o Centro Espanhol, que teve como primeira sede um grande salão localizado na Avenida 7 de Setembro, no Corredor da Vitória.

Capela do Hospital Espanhol

No Centro Espanhol passaram a ser realizadas grandes festas que promoviam a integração entre a sociedade baiana e a comunidade galega. Essas festas contavam com a participação de vários artistas baianos, inclusive com o ex-governador da Bahia, Octávio Mangabeira, que participou da inauguração da sede do Centro Espanhol do bairro da Vitória.

A sede do Centro Espanhol, que mais tarde passou a ser chamado de Clube Espanhol, teve sua nova sede, localizada na Avenida Oceânica, inaugurada no dia 25 de julho de 1975.

Atualmente, o Clube Espanhol permanece sem sede, já que as instalações do bairro de Ondina foram derrubadas para a construção de um conjunto de flats.

Outros empreendimentos

 

Além do Clube Espanhol, os galegos que desembarcaram em Salvador criaram outros empreendimentos, como é o caso do Hospital Espanhol, fundado em 1897 e mantido pela Rela Sociedade Espanhola de Beneficência. Na época da fundação do hospital, muitos jovens estavam sendo vitimados por doenças contagiosas, como é o caso da Tuberculose.

Hotel San Marino

Além do Hospital Espanhol e da Real Sociedade Espanhola de Beneficência, os galegos que aqui chegaram criaram também o Caballeros de Santiago, que completou 50 anos de fundação, o Instituto Cervantes, além do Grande Hotel da Barra, Hotel San Marino, Empresa Baiana de Transportes Urbanos (BTU), entre outros.

Veja mais Fotos

Mais sobre o Centro Espanhol

Fotos: Aila Lima e Mariana Gáspari

Deixe um comentário